Se você é designer ou costuma fazer as suas próprias artes, sabe o quão importante é seguir os parâmetros corretos para garantir a qualidade do material gráfico. Pensando nisso, preparamos aqui uma seleção dos 16 mandamentos da arte que evitam erros no material gráfico para ajudar você a andar pelo caminho do conhecimento e da luz e nunca mais cometer nenhuma falha nas suas impressões. Confira!
As margens de segurança são as áreas definidas para assegurar que o texto ou as imagens da sua arte não seja prejudicadas no corte. Ela tem esse nome exatamente porque asseguram que a produção ocorra como o esperado. Atualmente, as gráficas utilizam meios modernos de produção, com corte digital, a laser etc., não mais com métodos manuais e mecânicos. E, por isso, consideram esse espaço da margem para a segurança do corte. Lembre-se sempre deste primeiro mandamento. Respeitar as margens de segurança é fundamental para garantir a qualidade e corte adequado do seu material.
O batente é a indicação que determina qual é a frente, o verso e a orientação da sua arte na hora da impressão. Quando a posição do batente não é respeitada, há o enorme risco das suas impressões serem feitas ao contrário ou de ponta-cabeça. O batente também é conhecido como cabeça da arte. O ideal é sempre enviar as artes “Pé com Pé”, ou seja, batente da frente alinhado com o batente do verso. Para isso, siga sempre o gabarito de arte indicado pela gráfica.Respeitando a posição do batente, suas impressões serão realizadas como você idealizou.
Para a fonte escolhida para as suas impressões, lembre-se sempre de converter as fontes em curvas. Fazer esse processo evite que as fontes fiquem diferentes das utilizadas na arte de origem ou que sofram sobreposição. No Corel, o atalho para isso é o Ctrl+Q e no Illustrator o atalho é Shift+Ctrl+O. Caso tenha dúvida, lembre-se sempre de consultar o gabarito disponibilizado pela gráfica.
Para que não ocorra nenhum tipo de alteração na impressão do seu material, sempre utilize fontes em preto 100%, com a definição CMYK de C: 0%, M: 0%, Y: 0% e K: 100%. Nunca utilize preto composto, com composição.
EX.: CMYK de C: 100%, M: 100%, Y: 100% e K: 100%.
Dessa forma, você garante que a cor e definição das letras saiam como esperadas na impressão. Caso tenha qualquer tipo de dúvida nas configurações, consulte o gabarito da gráfica e evite imprevistos.
Quem quer ter a surpresa de receber uma impressão manchada? Ninguém, certo? Então, se você quer evitar que seu serviço saia com possíveis manchas na hora da impressão, nunca utilize preto composto, com composição CMYK.
EX.: de C: 100%, M: 100%, Y: 100% e K: 100%.
Se quiser calçar o preto envie nas configurações – C: 25%, M: 25%, Y: 0% e K: 100% . Fique atento e lembre-se sempre de conferir corretamente o editor de preenchimento antes de fechar a arte e enviar para a gráfica.
Usar letras muito pequenas, com corpo inferior ao tamanho 6 pode prejudicar o traço e qualidade de impressão do serviço. Isso porque letras com corpo muito pequeno pode sofrer com entupimento de tinta, e deixar o material com mau aspecto e até mesmo ilegível. Portanto, procure diagramar o texto de forma que não seja preciso trabalhar com fontes tão reduzidas.
Cada monitor tem uma calibragem de cores diferente, pois isso o tom das cores podem variar, inclusive, bastante. As gráficas rodam as impressões com base em uma grade cooperada. Dessa forma, pode haver uma variação de até 10% entre os tons. Por isso, sempre ressalte essa informação com o seu cliente e nunca prometa a cor exata.
O preenchimento das imagens sempre deve ser convertido em CMYK 300dpi antes de ser convertido em PDF. Quando isso não é feito antes de enviar a arte, o material fica sujeito a sofrer alterações de cor e até não ser impresso por falta de reconhecimento de cor pelas impressoras.
Como o gabarito da gráfica está especificado que o formato de arquivo deve ser PDF / X-1A, essa especificação precisa ser respeitada, pois esse é o padrão do CTP de impressão da gráfica.Outros formatos podem não ser compatíveis e, inclusive, impedir as impressões. Por isso siga sempre as recomendações do gabarito da gráfica.
Tenha muita atenção aos efeitos de lentes, sombras, degradês e imagens importadas em RGB. Como falamos anteriormente, preenchimentos e imagens devem sempre ser convertidos em CMYK 300 dpi antes de serem salvas em PDF para garantir a maior fidelidade possível na hora da impressão dos materiais gráficos.
Em trabalhos do tipo 4×1, sempre enviar o verso em tons de cinza, nunca em preto chapado 100% e branco. Ao utilizar o preto chapado, não os tons de cinza, você pode causar manchas ou decalques no material ao imprimir. Fique atento a este detalhe.
Quando o seu serviço for menor que o padrão da Gráfica, lembre-se de seguir nosso gabarito para evitar erros no corte. Deixe as marcas de corte indicadas na primeira página do arquivo para delimitar na hora da impressão.
Devido ao nosso rápido prazo de produção, uma vez que os arquivos são enviados, não é possível cancelar a produção. Pois, para garantir nossos ótimos prazos de entrega, assim que recebemos a arte, ela já entra diretamente em nossa linha de impressão. Por isso lembre-se de conferir todas as especificações do projeto antes de enviá-lo. Isso é um mandamento muito importante para garantir a qualidade e rapidez nas entregas.
A Gráfica utiliza um processo automático de montagem de impressão, por isso as artes com verniz deve sempre ter 4 páginas, sendo na seguinte sequência: frente da impressão, máscara de verniz da frente, verso da impressão e máscara de verniz do verso. Fique atento a esses detalhes essenciais para a qualidade da aplicação do verniz na sua arte.
Não esquecer que a máscara do verniz deve ser preto 100% e em vetor.
Tome muito cuidado na aplicação de verniz em artes com detalhes muito pequenos ou linhas muito finas e próximas uma da outra. O verniz pode borrar e não sair detalhado como se deseja.
Por isso, não recomendamos aplicação do verniz que contiverem:
• Fontes menores que corpo 6;
• Fios de contorno com espessura menor 0.3 milímetros (inclusive fio mínimo);
• Áreas onde houver corte reto ou especial na parte que contém verniz;
• Acima de 40% do tamanho do material e/ou nas extremidades.
Quando o seu arquivo tiver uma faca especial para corte, ela deve sempre vir determinada na última página do arquivo enviado para a gráfica. Além disso, lembre-se sempre de seguir as especificações do gabarito indicado pela gráfica.
Procure não utilizar formatos de faca muito complexos, com muitas curvas acentuadas ou áreas vazadas, pois pode comprometer a qualidade e causar danos ao material.
Gostou dos nossos 16 mandamentos da arte para evitar erros nos materiais gráficos? Então, compartilhe nas redes sociais com aquele amigo ou designer que precisa ver essas dicas preciosas! Acesse nossa loja www.hbldigital.com.br e compre com a gente.