As imagens cada vez mais são utilizadas nas peças publicitárias e materiais promocionais.
No entanto é preciso utilizar os formatos de imagem, corretamente.
Segundo pesquisa Social Media Trends 2017, 72,4% são para as redes sociais e permitem mais engajamento(40,8%).
Os formatos de imagens são variados e cada um deles tem uma características e especificação única.
Devido a esta diversidade é comum existir dúvidas de qual deve ser usada.
Para acabar com estas dúvidas e conhecer melhor os formatos criamos este artigo.
No texto além de falar as opções disponíveis vamos também explicar um pouco como cada um pode ser utilizado. Fique ligado!
Antes de entrar nas opções disponíveis é preciso entender que os tipos e formatos são diferentes. Ou seja, as siglas são extensões que correspondem aos formatos.
Mas as imagens podem ser apresentadas com um tipo único, sendo:
Todo vetor tem como base um polígono ligado por ponto. Estes pontos são analisados pelo computador que faz a contagem de distâncias.
Ou seja, estes itens são escaláveis o que significa que podem ser alterados sem perder sua resolução.
O bitmap ou traduzido de forma literal mapa de bits é uma imagem que apresenta vários pontos (pixels).
Cada pixel tem uma cor de acordo com as coordenadas X e Y, logo estes pixels apresentam cores diferentes na malha e em conjunto criam uma imagem.
Contudo, agora que foi apresentado os tipos de imagem é possível abordar sobre os seus formatos. Acompanhe a seguir e tire suas dúvidas.
O BMP ou bitmap era muito popular nos anos 90, assim várias imagens possuíam esta extensão.
No entanto, devido a sua taxa de compressão ser baixa, faz com que os arquivos fiquem pesados.
As imagens em BMP pode ser de cor preto e branco (1 bit por pixel) ou ter mais de 24 bits de cores (16,7 milhões de cores!).
Cada quadrado (pixel) armazena as fotos e gráficos, portanto, quanto mais, indica uma melhor qualidade na imagem. Ainda os arquivos neste formato pode ter a extensão. Dib (Device Independent Bitmap) ou BMP.
O GIF ou Graphics Interchange Format (formato para intercâmbio de gráficos) com uso da tecnologia interlaced faz com que a foto seja carregada gradualmente.
Logo é possível evitar o seu carregamento por completo, podendo ser interceptado pelo usuário.
A imagem com esta característica demonstra uma alta taxa de compressão e permite um download rápido. Com limitação de 256 cores as imagens superiores podem perder os seus detalhes.
Hoje em dia este formato é muito usado nas animações, já que permite que várias imagens sejam exibidas. Ao final é possível ver um “clipe”, porém, sem som.
Com isto, a peça pode ser usada no marketing digital, como alternativa, vale criar animações únicas e com muitos detalhes e cores.
Acima vimos que o GIF é bem versátil, porém, com a evolução e a internet mais rápida, os formatos de GIF estáticos ficaram datados.
No entanto, o item acabou em desuso devido a sua limitação de 256 cores nos GIFs. Entretanto, graças a versatilidade permitiu sua popularização na rede.
Logo, as imagens acontecem em 15 frames por segundo e esta velocidade garante que a limitação das cores não seja um problema (não incomode tanto).
De qualquer modo, mesmo com baixa qualidade, e movimento nem tão fluido o carregamento é extremamente rápido. Sendo assim, contribui para que o GIF animado mantenha-se popular.
O jpg ou jpeg é um dos formatos mais conhecidos e adorado.
Desenvolvido em 1983, o item é feito pelas câmeras digitais e pode ser manuseado em quase todos os programas de edição.
Com uma taxa de compreensão ajustável é uma excelente escolha nos meios digitais.
Devido a sua taxa de compreensão, o mesmo permite que crie um equilíbrio entre o tamanho e a qualidade da imagem. Ou seja, quando a compressão é mínima o arquivo não fica grande.
Assim as imagens em jpg podem aceitar 16 milhões de cores e se comparado aos outros formatos, proporciona um fácil armazenamento e distribuição.
Devido a sua compreensão quando aplicada para tirar a informação, faz com que o tamanho do arquivo seja menor, mas isto também influencia na qualidade, que vai ser inferior.
O PNG (Portable Network Graphics) foi criado como um formato alternativo ao GIF.
A vantagem deste tipo de arquivo é a possibilidade do suporte em mais cores.
Ou seja, o PNG possui capacidade de servir como animação, além do fundo transparente e compressão com qualidade.
Com isso, mesmo ao salvar um arquivo por inúmeras vezes o mesmo se mantém com qualidade.
Com um suporte de milhões de cores (além de 256, como o GIF) a imagem em PNG é uma excelente alternativa para imagem.
Em exemplo, o mesmo apresenta o canal alpha (transparência) adicional, na qual permite a variação da opacidade. Ou seja, as imagens não ficam serrilhadas e permitem um maior uso das mesmas.
Com um algoritmo de compactação extremamente eficiente permite que as imagens tenham alta qualidade, com tamanho padrão e aceitável para a internet.
Para as estratégias digitais o formato é indicado pois tem um tamanho adequado, além de manter a qualidade das imagens.
O TIFF ou TIF é útil para os arquivos que vão ser impressos. Inclusive o formato é versátil e mantém a resolução, mas apresenta um formato muito pesado.
Assim, funciona com camadas (com arquivos PSD do Photoshop) porém, como os formatos são grandes é mais comum ser usado em digitalização (scanner e fax).
Atenção** A Gráfica não costuma aceita este tipo de formato, pois o arquivo fica muito pesado.
O Portable Document Format (arquivo de documento portátil) foi criado em 1993 pela Adobe.
Na ocasião existia a necessidade de um arquivo universal que pudesse executar as tarefas independente do software.
Ao contrário do formato TIFF, o PDF é o formato mais utilizado atualmente, principalmente em gráficas, inclusive é o mais utilizado por nós da HBL Digital.
Assim os arquivos em PDFs são práticos e permitem armazenamento de bitmaps, vetor, textos entre outros. Além disso, o PDF pode ser usado nos arquivos de impressão, manuais de marca e nos ebooks.
O EPS (Encapsulated PostScript) foi criado pela Adobe, mas logo foi substituído pelo PDF. Geralmente o item é usado para armazenar gráficos vetoriais com cores sólidas (sem o gradiente).
O SVG (Scalable Vector Graphics) é um formato livre e vetorial que funciona nos navegadores atuais. Este formato pode ser usado no website, blog e pode ser animado na programação em HTML 5.0.
Como vimos existe uma grande variedade de formatos, portanto, o ideal é avaliar sua estratégia na hora de escolher qual aplicar.
Cada tipo foi desenvolvido para garantir uma melhor qualidade do seu trabalho, dessa maneira faça sua escolha de acordo com a sua necessidade.
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